Viver

Centro de Artes Vila Portela vai avançar

14 abr 2020 17:05

Câmara de Leiria aprovou hoje o projecto de reabilitação

centro-de-artes-vila-portela-vai-avancar
Espaço é classificado como Monumento de Interesse Municipal
Ricardo Graça

O Município de Leiria aprovou hoje, em reunião de Câmara, o projecto de execução e início de procedimento de reabilitação e requalificação, restauro e conservação do Centro de Artes Vila Portela, no centro da cidade.

Em comunicado, a Autarquia faz saber: “O projecto, aprovado com os votos a favor dos vereadores do PS e abstenção do PSD, visa adaptar e reconverter os espaços exteriores e todo o edificado num novo equipamento público cultural, com uma área de implantação dos edifícios de aproximadamente 2.000 m2, sendo 17.000 m2 de zona verde/jardim”.

No edifício principal “destaca-se a existência de áreas expositivas, áreas técnicas, biblioteca/sala de leitura e uma cafetaria aberta para o jardim”. Nos restantes edifícios “existirão zonas de produção, oficinas e salas polivalentes adaptáveis a novas necessidades e novos programas”.

De acordo com a Câmara, “os jardins serão tratados e recuperados na sua totalidade, criando um espaço para eventos, um auditório ao ar livre, um espaço para as crianças, sendo todo o restante espaço envolvente tratado para lazer e receber espaços de exposição e outros eventos de natureza cultural”.

Este imóvel, adquirido pelo Município em 2017, foi, outrora, uma grande propriedade urbana com áreas de cultivo, incluindo casa de habitação, diversos cómodos de apoio e uma vasta área ajardinada. A casa de habitação, do tipo chalé suíço, mas fortemente inspirado na arquitectura dos chalés ingleses de estilo vitoriano, foi construída nos finais do século XIX, tendo sido um dos primeiros imóveis da cidade a possuir casa de banho no seu interior equipada com águas quentes e frias.

É constituída por três pisos que albergam mais de vinte divisões, sendo o último piso em águas-furtadas, com coberturas diferenciadas que rematam em cornija e beiral saliente. A extensa área envolvente à casa de habitação apresenta um conjunto de diversas espécies vegetais, de inegável valor ecológico para a cidade. A Villa Portela foi classificada como Monumento de Interesse Municipal.

#SEMFOMENAREGIÃO

Junte-se a uma grande causa

Ao assinar o Jornal de Leiria durante o mês de Maio, está a contribuir com 10€ para o combate à fome na nossa região.

Uma iniciativa com o apoio Makro

Saiba mais aqui.