Saúde

Centro de desenvolvimento criado em Leiria

2 ago 2016 00:00

Parceria entre Centro Hospitalar de São Francisco e o neuropediatra Nuno Lobo Antunes.

centro-de-desenvolvimento-criado-em-leiria-4702
Maria Anabela Silva

A criação de um centro de desenvolvimento infantil é a mais recente aposta do Centro Hospitalar de São Francisco (CHSF), em Leiria, que, neste projecto, conta com a parceria do neuropediatra Nuno Lobo Antunes e do PIN, organismo fundado por este especialista. Essa cooperação prevê, por exemplo, a partilha de recursos humanos e técnico-pedagógicos e o desenvolvimento de investigação e de formação.

Psicóloga e coordenadora do Centro de Desenvolvimento do CHSF, Sílvia Ruivo explica a criação da nova resposta com o facto de esta ser uma área em que a instituição “sempre teve muitas solicitações”, talvez porque “no distrito de Leiria são escassas as respostas nas especialidades de neuropediatria e de pediatria do desenvolvimento”.

“Foi criada uma equipa coesa, cujo objectivo é actuar de uma forma multidisciplinar sobre a criança e a sua família, inserida nos vários contextos”, acrescenta a psicóloga, frisando que o centro terá como modelo o PIN-Centro de Desenvolvimento liderado por Nuno Lobo Antunes. “Com o objectivo da criação de um centro de excelência na área do desenvolvimento só poderíamos ter alguém com a experiência mais do que comprovada, nacional e internacionalmente, nesta área”, refere Sílvia Ruivo.

O centro de desenvolvimento do CHSF integrará das especialidades de neuropediatria, a cargo de Nuno Lobo Antunes, de pediatria geral, pediatria infantil, pediatria do desenvolvimento, pedopsiquiatria, psicologia do desenvolvimento, terapia da fala, terapia ocupacional, psicomotricidade, fisioterapia infantil, nutrição infantil e educação especial.

Sílvia Ruivo adianta que, no início de Setembro, será assinado um protocolo de colaboração entre o PIN e o CHSF, que prevê a “partilha de recursos humanos e técnico-pedagógicos”, assim como o “encaminhamento de casos e partilha de conhecimentos” e a cooperação na área da formação e da investigação.