Sociedade

Centro de emergência poderá abrir portas ainda este ano

21 abr 2016 00:00

Secretária de Estado prometeu em Leiria

centro-de-emergencia-podera-abrir-portas-ainda-este-ano-3807

O centro de acolhimento de emergência de Leiria poderá abrir portas ainda este ano para dar uma resposta rápida a mulheres vítimas de violência doméstica. O espaço, um apartamento cedido pela Câmara de Leiria à Associação Mulher Século XXI, está pronto a habitar desde 2013, mas continuava encerrado por falta de verba.

“Temos a casa pronta há três anos. A única coisa que nos faltava era uma subvenção da Segurança Social para pagar os consumíveis, ou seja água, luz, gás, funcionários e alimentação das pessoas que para lá vão”, explicou Isabel Gonçalves, presidente da Mulher Século XXI.

Na sexta-feira, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, “comprometeu- se a rever a situação e a tentar encontrar uma solução para abrir o centro de acolhimento de emergência de Leiria o mais rapidamente possível”, referiu Isabel Gonçalves.

No âmbito da assinatura de um protocolo de atribuição de uma verba de 20 mil euros à Mulher Século XXI, Catarina Marcelino visitou o núcleo de atendimento da associação e o apartamento que receberá o centro de acolhimento.

“Espero que possamos resolver o problema com a Segurança Social e que até ao final do ano consigamos ter em Leiria uma resposta para oito mulheres em situação de emergência. Esta é uma resposta que temos de apostar cada vez mais para que as mulheres tenham tempo para se organizar e não precisem de ir para casas abrigo”, adiantou a secretária de Estado.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.