Saúde

Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria cria tabela para classificar doenças

17 abr 2020 17:59

Comunicar os sintomas e comunicar com os profissionais de saúde é o objectivo de uma tabela criada pelo Politécnico de Leiria, para comunicar o estado de saúde

centro-de-recursos-para-a-inclusao-digital-do-politecnico-de-leiria-cria-tabela-para-classificar-doencas
Uma maneira simples e abrangente de comunicar com os profissionais de saúde
CRID - Politécnico de Leiria

O CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Digital da instituição de ensino superior criou uma tabela de pictogramas que ajuda as pessoas com incapacidade intelectual e limitações de outra natureza a entender as mensagens, nomeadamente os idosos com baixa literacia, a comunicar em situações de doença e em contactos com os profissionais de saúde.

Este dispositivo serve para explicar, de forma simples, porém abrangente, o que sentem e os seus sintomas.

Célia Sousa, responsável pelo CRID e pelos projectos de comunicação aumentativa, salienta que "neste momento de especial preocupação com cuidados de saúde que atravessamos, a comunicação é fundamental. Hospitalizadas ou não, muitas pessoas estão impossibilitadas de comunicar, por diferentes razões".

"O importante é chegar ao maior número de pessoas, para que possam ser atendidas nos cuidados de saúde de forma adequada, comunicando de forma mais eficiente os seus sintomas e queixas, para um tratamento mais eficaz".

Para utilizar a tabela, a pessoa com dificuldade apenas tem de apontar para os símbolos, ou olhar, para comunicar.

A tabela pode ser impressa e plastificada, aumentando assim a durabilidade e permitindo a respetiva higienização.

Pode ainda ser usada num smartphone ou tablet, não necessitando de ser impressa.

O dispositivo está disponível online, em AQUI e este e outros materiais ligados aos cuidados de saúde estão também a ser partilhados com Cabo Verde através da Associação Colmeia, com a qual existe um protocolo de cooperação desde de 2014.



O projecto inclui ainda um conjunto de mensagens dedicadas à proteção individual e à prevenção do contágio pela COVID-19, que vão sendo publicadas na página de Facebook do CRID.

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital, sediado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, disponibiliza equipamentos adaptados aos cidadãos com necessidades especiais e presta um serviço de apoio à comunidade na área da acessibilidade digital.



Dotado de recursos tecnológicos e dinamizado por técnicos qualificados, este centro tem como missão promover a inclusão social da população com necessidades educativas especiais através do recurso a ajudas técnicas/produtos de apoio no âmbito da acessibilidade digital.