Sociedade
Centro escolar de Marrazes terá o nome de José Mattoso
Escolha do historiador, natural de Leiria, para patrono do novo estabelecimento de ensino partiu de uma proposta do Agrupamento de Escolas de Marrazes
O centro escolar de Marrazes, em construção, vai chamar-se Escola Básica José Mattoso. A atribuição do nome do historiador, natural de Leiria, ao novo estabelecimento de ensino resulta de uma proposta apresentada pelo agrupamento de Escolas de Marrazes, aprovada na última reunião de Câmara de Leiria.
Falecido no ano passado, José Mattoso nasceu em Leiria em 1933. Estudou no Liceu Nacional de Leiria, ingressando depois na vida religiosa, tendo sido, durante 20 anos, monge da Ordem de São Bento, vivendo na Abadia Singerverga (Portugal), em Lovaina, na Bélgica, com o nome de Frei José de Santa Escolástica Mattoso.
Considerado uma das maiores referências do estudo das origens de Portugal e da Idade Média, exerceu, entre outras, as funções de presidente do Instituto Português de Arquivos e de director da Torre do Tombo
Recebeu, entre outros, o Prémio Pessoa e o Prémio Internacional de Genealogia Bohüs Szögyeny. Foi ainda distinguido com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant' lago de Espada e com o Troféu Latino. Era, desde 2010, presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia.