Sociedade

Centro Hospitalar de Leiria celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno com várias iniciativas

2 out 2022 10:00

Programa arranca amanhã e conta um concurso de fotografias e um workshop para as mães

centro-hospitalar-de-leiria-celebra-semana-mundial-do-aleitamento-materno-com-varias-iniciativas
.
DR

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a partir de amanhã, e até domingo, com diversas actividades.

Com o mote 'Fortalecer a Amamentação: educando e apoiando', a equipa de enfermeiras especialistas do Bloco de Partos e da Urgência Obstétrica/ Ginelógica junta-se ao movimento que "pretende sensibilizar governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades, informando, capacitando e fortalecendo a criação e sustentação de ambientes favoráveis à amamentação para diferentes níveis da sociedade em todo o mundo".

Com diferentes actividades planeadas para este período, Ana Pires, enfermeira da equipa que organiza esta semana temática, explica que se pretende "promover e capacitar para o aleitamento materno, assim como aproximar os profissionais de saúde da comunidade".

Ao longo da semana decorre um concurso de fotografia, com imagens alusivas à amamentação na primeira hora de vida em partos realizados no CHL.

As três fotografias mais criativas ganham um presente oferecido pela marca Chicco. Para participar, as mães interessadas devem enviar a participação para o e-mail mama.ajuda@chleiria.min-saude.pt.

Na sexta-feira, realiza-se o workshop 'Facilitar a amamentação', entre as 9:30 e as 12:30 horas, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria. Esta acção destina-se a recém-mamãs com bebés até aos dois meses e grávidas a partir das 22 semanas de gestação, seguidas no CHL. As interessadas podem inscrever-se neste link.

A iniciativa entende-se às salas de espera da Urgência Obstétrica/Ginecológica e da Consulta Externa de Obstetrícia onde também estarão expostos vários materiais educativos para promover a literacia dos utentes sobre o tema.

Internamente, estão ainda previstas duas sessões de formação no serviço sobre aleitamento materno.

"O aleitamento materno é fundamental para a implementação de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente num mundo pós-pandemia, para melhorar a nutrição, garantir a segurança alimentar e reduzir as desigualdades entre e dentro dos países", acrescenta o CHL em comunicado de imprensa.