Saúde

Centro Hospitalar de Leiria cria unidade para tratamento de ombro e cotovelo

22 ago 2022 17:15

Reduzir o tempo de espera para as primeiras consultas de Ortopedia é um dos objectivos

centro-hospitalar-de-leiria-cria-unidade-para-tratamento-de-ombro-e-cotovelo
.
Ricardo Graça/Arquivo

Chama-se Unidade Funcional de Patologia do Ombro e Cotovelo, está integrada no Serviço de Ortopedia I do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e trata-se de uma área diferenciada, recentemente criada para o tratamento de patologia do ombro e do cotovelo, dedicada a pessoas com doenças osteoarticulares degenerativas e patologia traumática.

De acordo com o CHL,"a constituição desta unidade permite promover uma consulta especializada de patologia do ombro e cotovelo, devidamente articulada com os cuidados de saúde primários, reduzindo o tempo de espera para as primeiras consultas de Ortopedia para esta área anatómica".

A nova unidade conta com uma equipa de dois médicos especialistas em Ortopedia, Paula Helena Silva e Marco Lucas, e "promove alternativas ao internamento convencional, como o ambulatório hospitalar e a hospitalização domiciliária, com o objectivo de diminuir a demora média de internamento", prossegue o CHL.

"Além da actividade assistencial, a nossa equipa propõe a realização de actividades de formação pré e pós-graduada, bem como de investigação médica com impacto positivo na nossa instituição", adianta Paula Helena Silva, assistente graduada de Ortopedia e membro da nova unidade.

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, reforça "a importância de investir em novas áreas de especialização, que trazem claros benefícios para a saúde dos utentes" e que "permitem uma actividade cirúrgica mais inovadora, promovendo o aprofundamento de novas técnicas e procedimentos dos nossos profissionais de saúde".