Saúde

Centro Hospitalar de Leiria desafia comunidade a falar sobre cuidados paliativos

18 out 2022 17:00

"Curar corações e comunidades: vamos falar sobre Cuidados Paliativos?" é o tema da conferência que se realiza, esta quinta-feira, dia 20, em Leiria, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão

centro-hospitalar-de-leiria-desafia-comunidade-a-falar-sobre-cuidados-paliativos

Promover a literacia para a saúde na área dos cuidados paliativos e sensibilizar as entidades e a comunidade para a sua importância é o principal objectivo da conferência “Curar corações e comunidades: vamos falar sobre Cuidados Paliativos?".

Organizado pelo Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o encontro realiza-se esta quinta-feira, dia 20, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria.

No passado dia 8 de Outubro celebrou-se o Dia Mundial de Cuidados Paliativos e durante este mês, em todo o mundo, pretende-se sensibilizar para esta área de prestação de cuidados de saúde.

O tema deste ano é “Healing Hearts and Communities” (Curar corações e comunidades), "com a finalidade de reflectir sobre o luto, tendo em conta que a necessidade de curar tem um poder unificador nos seres humanos", salienta uma nota de imprensa do CHL.

Citada nesse comunicado, Catarina Faria, directora do Serviço de Cuidados Paliativos do CHL, destaca que “este encontro é uma oportunidade de reflectirmos, enquanto comunidade e cuidadores, de como curar o nosso coração e o da nossa comunidade após uma pandemia".

"Torna-se premente falar sobre os Cuidados Paliativos e cuidar de quem cuida de pessoas em fim de vida. Lançamos o desafio de convidar a nossa comunidade para o cuidar nesta fase de vida e de promover a criação de uma rede de apoio", acrescenta a médica.

A conferência começa pelas 10 horas, com uma introdução à principal temática do evento, seguindo-se um momento de partilha da experiência de um profissional da equipa dos Cuidados Paliativos do CHL.

Raquel Gomes, da SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos, apresenta, pelas 11 horas o projecto “Aqui Contigo, o Som como último colo”, e interpreta depois um momento musical, em uníssono com Rebeca Aizic.

Segue-se uma mesa redonda, intitulada “Desafios em Cuidados Paliativos – passado, presente e futuro”, que conta com as intervenções de Isabel Galriça Neto, directora da Unidade de Paliativos do Hospital da Luz, e Manuel Luís Capelas, professor na Universidade Católica de Lisboa. A entrada é livre, mas carece de inscrição.