Sociedade

Centro Hospitalar de Leiria investe no Serviço de Gastrenterologia

1 fev 2022 16:06

Verba ascende a cerca de um milhão de euros

centro-hospitalar-de-leiria-investe-no-servico-de-gastrenterologia

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje, em comunicado, que o reforço no investimento no Serviço de Gastrenterologia é de cerca de um milhão de euros.

Segundo o centro hospitalar, a aposta na diferenciação, com a recente ampliação do espaço físico e melhoria das suas condições, bem como a aquisição e instalação de novas técnicas e exames do foro gastrenterológico, como a manometria esofágica e anorrectal.

"O CHL foi uma das unidades públicas de saúde contempladas no âmbito da operacionalização do artigo 275º da Lei do Orçamento de Estado de 2021, que estabelece a transferência de verbas destinadas à adaptação de espaços e aquisições de equipamentos de fibroscopia, de lavagem e desinfeção necessárias à internalização de exames de endoscopia gastrenterológica. Foram aprovados cinco dos seis projetos do CHL, no valor total de 461.944 euros, tendo sido atribuído o cofinanciamento de 409.028 euros", refere a mesma nota.

Foi adquirido um novo equipamento de manometria esofágica e anorretal e respectivos cateteres, que irá apetrechar e introduzir novas técnicas de diagnóstico no Serviço de Gastrenterologia.

"O novo equipamento vem reforçar a diferenciação na Gastrenterologia do CHL, com novos procedimentos diagnósticos, que não necessitam de sedação, e permitem tornar ainda mais eficiente a prestação especializada de cuidados", afirma presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho.

"Desta forma, o CHL permite que os utentes não tenham de sair de onde vivem para a realização destes exames, sendo inovadora a oferta destes cuidados na região."

Já a directora do Serviço de Gastrenterologia refere a existência de "um serviço constituído por uma equipa jovem motivada, com um imenso potencial de crescimento e de desenvolvimento."

Helena Vasconcelos refere ainda "um aumento do número de consultas e de exames efectuados na Unidade de Ambulatório de Gastrenterologia."

No último trimestre de 2020, foi realizada a ampliação da Unidade de Ambulatório de Gastrenterologia, que incluiu a criação de mais um gabinete médico, duas salas de exames, o alargamento do recobro para oito camas e da sala de espera, que tem agora 26 lugares sentados. Foi também adquirido um equipamento de disseção endoscópica da submucosa (ESD).

Esta técnica permite a excisão de lesões tumorais do tubo digestivo, o que representa a extração completa de cerca de 80 a 90% das lesões gástricas e 90% das lesões colorretais.

O serviço passou ainda a executar exames como a pHmetria com impedância, a manometria esofágica e a anorrectal, ambas de alta resolução, técnicas complementares de diagnóstico que visam o estudo de importantes funções do tubo digestivo, em particular a motilidade digestiva.