Sociedade
Centro hospitalar de Leiria propõe menu especial de Natal no Dia Mundial da Diabetes
Iniciativa aberta à comunidade mostra uma ceia natalícia adequada a diabéticos
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) propõe um menu especial de Natal, adequado a um diabético, no dia 14 de Novembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes.
Em Leiria, entre as 9:30 e as 12:30 horas, uma equipa de profissionais da Unidade de Nutrição e Dietética do CHL “põe a mesa” no átrio da Consulta Externa no Hospital de Santo André, em Leiria, com uma ceia de Natal, para esclarecer alguns mitos e preconceitos sobre a alimentação de um diabético.
Em Alcobaça, a acção será no edifício de Medicina Física e de Reabilitação do HABLO, entre as 14 e as 17 horas.
"Queremos ensinar e explicar a estes doentes que é possível usufruir de uma ceia tradicional de Natal, com algumas alterações, nomeadamente a redução e substituição de alguns ingredientes e/ou o ajuste de alguns métodos culinários", esclarece Graça Medina, coordenadora da Unidade de Nutrição e Dietética do CHL.
"Com esta iniciativa pretendemos acabar com expressões como 'nunca posso comer o que os outros comem no Natal' ou 'não posso comer nada! É uma mesa sem graça alguma'", exemplifica.
A iniciativa destina-se aos doentes diabéticos, aos cuidadores e a todos os utentes. O menu especial inclui entradas, sopa, prato principal, sobremesa e ceia de Natal, e cada prato terá informação sobre a sua composição e os seus equivalentes em hidratos de carbono.
"Muitos dos nossos utentes diabéticos queixam-se de que a época natalícia é triste devido aos cuidados que devem ter com alimentação, mas não devem ser dias de sacrifício", defende a coordenadora da Unidade de Nutrição e Dietética do CHL.
"As pessoas com diabetes devem usufruir desta época especial, juntamente com a sua família, desde que adoptem alguns cuidados especiais. Às receitas originais podem ser feitas pequenas alterações sem desvirtuar as originais", remata a nutricionista.