Sociedade

Centro Hospitalar de Leiria recebeu donativos de 1,3 milhões

25 fev 2021 08:50

Desde o início da pandemia, têm chegado ao centro hospitalar muitas doações de equipamento médico e de protecção e donativos em dinheiro que somam 1,3 milhões.

centro-hospitalar-de-leiria-recebeu-donativos-de-13-milhoes
Donativos foram aplicados no reforço da capacidade operacional do Centro Hospitalar de Leiria para dar resposta à pandemia
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Ainda a pandemia fazia as primeiras vítimas em Portugal e já estavam a chegar ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL) manifestações de disponibilidade da sociedade civil – empresas, entidades oficiais e cidadãos anónimos – para ajudar a instituição neste combate que se antevia difícil.

Seria o início de uma onda de solidariedade que, até ao momento, já se traduziu em donativos em dinheiro num montante próximo de 1,3 milhões de euros. A esse valor, somam-se muitas ofertas de material, nomeadamente de protecção individual, mas também de equipamento médico, como ventiladores e monitores de sinais vitais.

De acordo com dados facultados ao JORNAL DE LEIRIA, os donativos monetários recebidos pelo CHL, desde o início da pandemia até ao momento, totalizam 1.279.698 euros. Este montante resulta do contributo de “60 entidades e 371 cidadãos”, informa o hospital, revelando que o valor mais elevado recebido, até agora, foi de 206 mil euros.

Segundo a instituição, estes donativos “foram aplicados no reforço da capacidade operacional do CHL para dar resposta à pandemia, nomeadamente na aquisição de equipamentos médicos e cirúrgicos”. Houve ainda verbas canalizadas para “a adaptação e reorganização de alguns serviços”.

A par dos donativos em dinheiro, chegaram à instituição muitas doaç&oti

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ