Sociedade

Centros de Saúde de Leiria abertos durante o Natal

22 dez 2017 00:00

Gorjão Henriques e Arnaldo Sampaio vão estar a funcionar durante as manhãs de 23 a 26 de Dezembro.

centros-de-saude-de-leiria-abertos-durante-o-natal-7870

Com o objectivo de evitar a ida às urgências hospitalares, os Centros de Saúde Gorjão Henriques e Arnaldo Sampaio, em Leiria, vão estar abertos, durante as manhãs, no decorrer desta quadra festiva.

De acordo com a reorganização dos horários feita pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, as duas unidades funcionarão entre as 9 e as 13 horas nos dias 23, 24, 25 e 26.

Em comunicado, a ARSC refere que a medida pretende criar condições para que, em caso de necessidade, a população possa aceder aos cuidados de saúde primários, evitando deslocações “desnecessárias” às urgências hospitalares.

Nessa nota informativa, Rosa Marques, presidente da ARSC, aconselha a população a dirigir-se “com confiança” aos centros de saúde, onde vão estar equipas de saúde, com médico, enfermeiro e administrativo, “preparadas para responder, com eficácia e eficiência, a situações não urgentes, como a síndrome gripal ou a infecção respiratória”.

A abertura dos centros de saúde no período mencionado enquadra-se no âmbito das medidas preconizadas no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno 2016/2017 (PCTEA), que, na região Centro, é coordenado pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC, e está “em consonância com os procedimentos adoptados internamente pelas administrações dos hospitais no controle da situação resultante de um eventual aumento da pro-cura dos serviços de urgência nesta altura”.

Além das mencionadas medidas em curso, a ARSC recomenda também à população que, em caso de necessidade de orientação em matéria de saúde, aceda à linha SNS 24, através do número 808 24 24 24. A linha faz a triagem, aconselhamento e o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.