Viver

Ceramistas de Caldas da Rainha. Em nome da tradição e mais além

30 mar 2022 11:30

A cerâmica está na moda, dizem. E o mercado da arte valoriza-a, tal como os turistas. Uma recolha publicada recentemente pelo município de Caldas da Rainha identifica 87 ceramistas

A dupla do ateliê Ana + Betânia
A dupla do ateliê Ana + Betânia
Carlos Barroso
Isabel Claro, do ateliê Bolota
Isabel Claro, do ateliê Bolota
Carlos Barroso
Carlos Barroso na sua oficina
Carlos Barroso na sua oficina
Carlos Barroso

Ana Cruz e Maria de Betânia assinam a colecção de esculturas encomendada pela Fox portuguesa, através da produtora Ghost, para o fim da série The Walking Dead, um relicário que no último fim-de-semana esteve em exposição na Heroes Dutch Comic Con de Utrecht, na Holanda.

Naturais do norte de Portugal, com rotina profissional em Lisboa, escolheram Caldas da Rainha para instalarem o ateliê Ana + Betânia, onde criam peças únicas de cariz artístico. Com obras que, ocasionalmente, se inspiram na cerâmica popular, exploram temas e conceitos contemporâneos, muitas vezes relacionados com “o corpo” e “o sentir feminino”, a dissecar a mulher como geradora de vida associada à Mãe Natureza, “fundamental para a regeneração da Humanidade”.

O estúdio de Ana Cruz e Maria de Betânia descobre-se na página 18 do Roteiro dos Ceramistas de Caldas da Rainha, um livro lançado oficialmente pelo município no início de Fevereiro, da autoria de Isabel Castanheira (coordenação, textos e edição) e Carlos Barroso (fotografia). A dupla vinda de Lisboa garante que “é uma mais-valia” integrar a cidade onde “a tradição perdura” e fala de “um novo olhar sobre a cerâmica” por parte do mercado da arte, agora mais disponível para valorizar a técnica, o tempo lento e a produção manual. Para duas pessoas que “sempre tiveram o ímpeto de criar e de transformar ideias em imagens”, explicam ao JORNAL DE LEIRIA, a cerâmica proporciona “uma ligação directa entre o pensar e o fazer”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ