Economia

Cerca de 60 mil toneladas de Maçã de Alcobaça serão colhidas nos próximos dois meses

18 ago 2020 15:30

Três mil pessoas recrutadas para colher fruta

cerca-de-60-mil-toneladas-de-maca-de-alcobaca-serao-colhidas-nos-proximos-dois-meses
Associação de produtores realça a qualidade do fruto nesta campanha
DR

A Maçã de Alcobaça IGP da nova campanha iniciou oficialmente o processo de certificação e regressou às lojas a 15 de Agosto, informa a Associação dos Produtores da Maçã de Alcobaça. Em comunicado, esta associação salienta que, 135 dias após a floração dos pomares, "agora sim a Maçã de Alcobaça IGP está perfeita".

Porque "está bonita, suculenta, crocante, fresca e aromática, pronta para fazer as delícias dos consumidores e possibilitar uma oferta durante praticamente todo o ano", frisa a mesma fonte.

"Após milhares de testes analíticos e sensoriais nas últimas quatro semanas de monitorização do estado de desenvolvimento e de início de maturação das várias centenas de pomares diferentes, a Maçã de Alcobaça IGP finalmente passou nos mais exigentes painéis de provadores que a consideram apta e com as aptidões plenas de qualidade que a distinguem e notabilizam", prossegue a associação.

Por isso, acredita,"nos próximos 60 dias estima-se colher cerca de 60 mil toneladas, por cerca de três mil colhedores, na maioria estudantes e famílias especializadas, de elevado saber-fazer".

"Com elevado rigor e cuidado fazem a colheita de aproximadamente 500 milhões de Maçãs de Alcobaça IGP, devidamente produzidas e seleccionadas conforme as normas do Caderno de Especificações da Indicação Geográfica Protegida, conforme o Caderno de Especificações do Sistema de Produção Integrada e conforme o Caderno de Normas de Qualidade Organoléptica da Marca Coletiva do Clube da Maçã de Alcobaça IGP.", especifica ainda esta fonte.

Para a associação, "trata-se de uma campanha que, por se registar menor número de frutos nas árvores, mas com clima favorável ao desenvolvimento dos frutos, tornam a sua qualidade interna mais rica, mais agradável e mais completa no que diz respeito ao sabor, aroma e frescura".

Nos próximos meses, remata, "vão ser presença frequente na maioria das lojas das diferentes marcas da distribuição moderna portuguesa, assim como em alguns supermercados brasileiros, ingleses, árabes entre outros que já conhecem este magnífico fruto da nossa terra e da nossa região".