Sociedade

Cercipom (Pombal) premiada por projecto de inclusão social

18 nov 2020 13:18

BPI e Fundação "la Caixa" atribuem quase 30 mil euros à instituição de Pombal, que é a única no distrito de Leiria contemplada na edição deste ano do Prémio Capacitar

cercipom-pombal-premiada-por-projecto-de-inclusao-social
Projecto tem por objectivo dinamizar um espaço de trabalho ocupacional
DR

São 29.890 euros e vão contribuir para integração na sociedade de pessoas com deficiência ou incapacidade para a empregabilidade. O apoio destina-se à Cercipom - Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal, que é uma das premiadas na edição 2020 do Prémio BPI ”la Caixa” Capacitar, foi hoje anunciado.

Segundo a organização, o projecto da Cercipom propõe-se “capacitar pessoas com deficiência ou incapacidade para a empregabilidade, através da implementação de um espaço de trabalho ocupacional” que permite “actividades produtivas e, ao mesmo tempo, contribuir para a integração na sociedade”.

BPI e Fundação “la Caixa” distinguem iniciativas de entidades do terceiro sector que promovam a ocupação e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade, melhorando a sua qualidade de vida e a dos cuidadores

Ao todo, na edição deste ano, 28 projectos recebem 750 mil euros para mitigar impactos da pandemia nas condições de vida das pessoas com deficiência

Os projectos financiados vão apoiar cerca de 1.400 pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida devido à suspensão de actividades terapêuticas e pedagógicas durante a actual pandemia de Covid-19.

Em 2020, a Cercipom é a única entidade premiada no distrito de Leiria.

O Prémio Capacitar resulta de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e procura dar resposta ao trabalho de profissionais e voluntários em entidades do terceiro sector, através do apoio a projectos destinados a promover a melhoria da qualidade de vida, a ocupação e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente em situação de vulnerabilidade social.

Criado em 2010, em 11 edições o Prémio Capacitar atribuiu cerca de 6,9 milhões de euros a 219 projectos, apoiando mais de 42.000 pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.