Viver

Chega o EP de estreia de Inês Apenas

20 mai 2022 18:00

Concerto de apresentação do primeiro trabalho de estúdio da cantora e compositora de Leiria está agendado para o Maus Hábitos, no Porto

chega-o-ep-de-estreia-de-ines-apenas
Inês Apenas participou no Festival da Canção 2019, da RTP, como back vocalist de Surma
Pedro Vian

O EP de estreia de Inês Apenas, nome artístico da pianista, cantora e compositora Inês Oliveira, é editado esta sexta-feira, 20 de Maio.

Um Dia Destes inclui seis temas com elementos da música pop, soul e electrónica e conta com a participação dos produtores LEFT., Luar, Diego Coelho, Kamuya, Mariana Soares e Xumiga.

Inês Apenas já tinha editado em 2021 o single “Tu Fazes Tão”, produzido por LEFT., com vídeo realizado por Cláudia Pascoal e Ricardo Leite.

A apresentação ao vivo do EP está agendada para o Maus Hábitos, no Porto, a 10 de Junho.

Leia a entrevista ao JORNAL DE LEIRIA em Fevereiro: "Só comecei a compor as minhas coisas no primeiro confinamento”. Antes, “talvez não tivesse a confiança e a segurança”

A artista de Leiria tem também concertos marcados em Leiria (a 23 de Junho) e no festival Ti Milha (22 de Julho).

Como voz de suporte de Surma, Inês Oliveira passou pelo Festival da Canção da RTP em 2019.

A nota de divulgação de Um Dia Destes descreve “seis temas muito distintos – uns contemplativos, outros agitados – que formam experiências musicais que ligam o pop ao soul, e também a géneros mais alternativos” o EP é apresentado como “uma manifestação de incerteza e confusão que nasce de um relacionamento intenso, porém instável, com ecos do passado e afinidades próximas do presente”.

É um grito de amor, desespero e frustração, interligados com a vertente negativa da tecnologia e o seu potencial impacto emocional. É um despir de alma perante o mundo, uma conclusão em aberto, que dá voz à esperança de que “um dia destes” a dor se tornará mais leve”, lê-se no comunicado de imprensa, que se refere ao EP como um retrato de emoções “onde o amor e a dor são um só”.

Inês Apenas nasceu em Paris, mas reside em Leiria desde os três anos de idade. É licenciada em música, na variante piano clássico, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE).

Já actuou um pouco por todo o país: Lisboa (Útero, Titanic Sur Mer); Aveiro (GrETUA); Porto (ESMAE); e Leiria (Marcha LGBT, Texas Bar, Teatro Miguel Franco).