Sociedade

Ciberataque. Politécnico de Leiria garante que não foi roubada informação sensível

13 mai 2023 11:20

Os sistemas internos do Politécnico de Leiria estão a ser disponibilizados gradualmente desde quinta-feira

ciberataque-politecnico-de-leiria-garante-que-nao-foi-roubada-informacao-sensivel
Não há pedido de resgate formalizado, segundo o IPL
Ricardo Graça/Arquivo

Sobre o ataque informático ocorrido no dia 2 de Maio, o Politécnico de Leiria assegura que, até à data, não há indícios de acesso a informação sensível nem pedido de resgate formalizado.

“Até ao momento, ainda não foram detectadas quaisquer evidências de que tenha sido roubada informação sensível quer ao nível da comunidade estudantil, quer no âmbito do funcionamento dos serviços da instituição”, lê-se num comunicado emitido ontem ao final da tarde.

“Por prevenção, após o alerta de ataque cibernauta, foram desligadas todas as plataformas online, incluindo o acesso à internet, tendo esta já sido restabelecida, assim como o acesso ao e-mail”, acrescenta a instituição na mesma nota.

Segundo o Politécnico de Leiria, “o Gabinete de Crise está desde o início articulado com as autoridades competentes, nomeadamente o Centro Nacional de Cibersegurança, a Comissão Nacional de Proteção de Dados e a Polícia Judiciária”.

Os sistemas internos “estão a ser recuperados e encontram-se a ser disponibilizados gradualmente" desde 11 de Maio.

Nos próximos dias, “será dada continuidade à reposição, de forma cautelosa, de mais serviços e de acesso à informação, essenciais para a normalização das actividades da instituição”.

Até à data, “não foi formalizado qualquer pedido de resgate”.