Sociedade

Ciência feita no Hospital de Leiria citada em estudos pelo mundo fora

2 abr 2016 00:00

Instituição quer investigar mais e promover doutoramentos

ciencia-feita-no-hospital-de-leiria-citada-em-estudos-pelo-mundo-fora-3587

Medicamentos para síndromes coronários agudos, agentes para tratamento da trombose, anticoagulantes orais na fibrilhação auricular.

Três investigações clínicas que representam avanços na área da cardiologia, três estudos que envolvem investigadores do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e se encontram na mais importante plataforma internacional de ciência.

Estes e outros artigos na base de dados com o selo Web of Science Thomson Reuters, que constitui a elite da produção científica publicada, colocam o CHL à frente de hospitais portugueses que têm vocação académica, por estarem ligados a universidades.

É o caso da Cova da Beira e do Algarve, cujos resultados – 76 e 140 papers, respectivamente, na plataforma Web of Science – ficam aquém do Centro Hospitalar de Leiria: 147 até à data, mas, também, um índice superior de citações por outros cientistas, com 19 trabalhos citados centenas de vezes pelo mundo inteiro.

Os números resultam da aplicação de critérios de pesquisa relacionados com as instituições de afiliação e foram divulgados pela investigadora Maria Pedro Guarino numa conferência recente em Leiria.

Sabe-se que na região há prevalência elevada da doença pulmonar originada por défice de alfa-1 antitripsina, bem como da doença sexualmente transmissível causada pela bactéria clamídia que pode tornar as mulheres infertéis e que o excesso de ferro no sangue (hemocromatose) é uma realidade em Santa Catarina da Serra.

Mas nunca se estudaram estes fenómenos. ...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo