Sociedade

Cília Seixo substitui Paulo Fonseca como candidata do PS em Ourém

14 set 2017 00:00

Autarca socialista impedido pelo tribunal de se recandidatar

cilia-seixo-substitui-paulo-fonseca-como-candidata-do-ps-em-ourem-7137
Maria Anabela Silva

Está confirmado: Paulo Fonseca não se pode recandidatar à Câmara de Ourém, devido à situação de insolvência pessoal em que se encontra, e Cília Seixo, professora e psicóloga clínica, será a cabeça-de-lista do PS.

O reajuste na lista surge na sequência da decisão proferida na segunda-feira pelo Tribunal Constitucional (TC), confirmando a inelegibilidade de Paulo Fonseca e a designação de Cília Seixo, até agora número dois da candidatura, para ocupar o lugar de cabeça-de-lista.

No acórdão, o TC chegou a reconhecer que houve “irregularidade” quando a primeira instância não notificou o mandatário para proceder à substituição do candidato declarado inelegível. Contudo, alegou que a irregularidade “se sanou pelo decurso do tempo”, considerando que se impunha ao recorrente ter indicado, “desde logo, quer na reclamação, quer ao menos no recurso para este Tribunal, a pessoa que o deveria substituir”.

A reacção de Paulo Fonseca à decisão surgiu numa conferência de imprensa, realizada na terça-feira, onde o socialista afirmou que a justiça se encontra num “sistema moribundo” e que “impediu um cidadão de ser submetido à livre escolha” dos eleitores.

Para o ainda presidente da autarquia, este é o culminar de “oito anos de grande sufoco, numa estratégia devidamente montada, organizada e armadilhada”, que diz ter sido vítima ao longo dos dois

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ