Economia

Cinco cerâmicas do distrito vão suspender a laboração em Abril

8 abr 2022 14:50

Custos do gás já obrigaram três unidades da região a fazê-lo

cinco-ceramicas-do-distrito-vao-suspender-a-laboracao-em-abril
Escalada no preço dos combustíveis estrangula empresas
Ricardo Graça/Arquivo
Raquel de Sousa Silva

Há três empresas de cerâmica do distrito de Leiria com a laboração suspensa, e mais cinco vão fazê-lo em Abril.

A informação foi avançada ao JORNAL DE LEIRIA pela Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica e Cristalaria (APICER), que não revela o nome das unidades em causa.

A maioria delas pertence ao sub-sector da cerâmica estrutural (produção de tijolos e telhas), onde o gás natural tem um peso muito significativo na estrutura de custos.

Tal como outras espalhadas pelo País, ao suspenderem a laboração estas empresas “poupam gás natural e matérias-primas, cujos preços estão insuportáveis”, explica José Sequeira.

"Há empresas que em Janeiro e Fevereiro já esgotaram um plafond igual ao que tinham gasto em todo o ano de 2021 em gás natural”, adianta o presidente da associação, que em comunicado divulgado sexta-feira defende que o Governo tem condições para atenuar ou ultrapassar as dificuldades que o sector atravessa, em resultado do “brutal aumento do preço dos combustíveis”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ