Viver

Cinco intervenções surpreendentes para descobrir no Festival A Porta

1 jul 2021 12:29

As residências artísticas de Patrick Hubmann, ± MaisMenos ±, Tenório e dos colectivos Til e Frame exploram um mundo de fantasia inspirado pela Villa Portela

cinco-intervencoes-surpreendentes-para-descobrir-no-festival-a-porta
Diogo Monteiro (Tenório) propõe uma estrutura em madeira inspirada por histórias de seres e assombrações
Ricardo Graça

Um observatório, uma máquina de sons e assombrações, uma ilha num lago abandonado, uma cadeira a dois metros e meio de altura, um campo de vólei que convida à transgressão e várias placas de licenciamento de obra a assinalar a fronteira entre o real e o imaginário.

Aceder ao jardim da Villa Portela durante o Festival A Porta, que começa amanhã, 2 de Julho, significa descobrir instalações produzidas por Patrick Hubmann, ± MaisMenos ±, Tenório e pelos colectivos Til e Frame, entre árvores e arbustos, zonas de sombra e de luz, esconderijos e clareiras, no contexto do convite para residências artísticas lançado pela organização com o objectivo de projectar modos de viver a propriedade e o chalet do século XIX que o Município quer transformar em centro de artes.

A intervenção de Miguel Januário (± MaisMenos ±) pretende gerar “uma deriva, quase um passeio situacionista” e “ser uma crítica” ao modelo de “selvajaria da construção” que ainda predomina em Portugal.

Festival A Porta: Braima Galissá, Sensible Soccers e Pedro Neves no encontro que volta a festejar a comunidade

Para o conseguir, utiliza placas de licenciamento de obra que sinalizam uma “provocação para que o espaço venha realmente a ter uma solução interessante”. E que exploram a ambiguidade e os limites do possível ao aproveitar as sugestões mais improváveis da população de Leiria para a Villa Portela. Como, por exemplo, uma base secreta do FBI.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ