Saúde

Cinco mandamentos para um Inverno mais saudável

15 nov 2015 00:00

Doença pulmonar obstrutiva crónica a diabetes podem agravar-se quando as temperaturas estão mais baixas

cinco-mandamentos-para-um-inverno-mais-saudavel-2453

“As baixas temperaturas do Inverno são responsáveis todos os anos pelo internamento e morte de muitos idosos, cujas defesas estão mais debilitadas.

O Núcleo de Estudos de Geriatria (GERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna divulgou “cinco mandamentos”, alertando para uma atitude preventiva como forma de evitar complicações das patologias já existentes, “que podem levar a internamentos prolongados ou mesmo à morte”.

Num comunicado, João Gorjão Clara, coordenador do GERMI, salienta que a “doença coronária, a insuficiência cardíaca, a hipertensão, a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e a diabetes podem agravar-se quando as temperaturas estão mais baixas por isso, divulgou cinco mandamentos para um Inverno mais saudável.

Um dos mandamentos apontados é “comer de forma equilibrada e hidratar-se”. “O corpo precisa das calorias dos alimentos para manter a temperatura e das vitaminas das frutas e vegetais para combater as infecções.

Beber 1,5 litro de água por dia é tão importante como comer adequadamente. Esta água pode ser ingerida na forma de chás, infusões, sopas ou caldos”, destaca o médico. Vestir roupa e calçado quente e com bom isolamento térmico é outro mandamento ideal.

“Quando está frio deve procurar preservar a temperatura corporal, evitando a exposição prolongada ao frio e vestindo roupa confortável e quente antes de sair de casa. As peças de lã e tecidos sintéticos que geram calor (como as malhas polares) devem ser os escolhidos para esta altura do ano.”

Também os sapatos devem “ser quentes, impermeáveis, fáceis de apertar e com solas antiderrapantes”. Outra das recomendações “fundamentais” é a vacinação contra as infecções respiratórias. “As vacinas da gripe e da pneumonia são as mais recomendadas e ajudam o sistema imunitário a criar resistência.”

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente