Viver

Cistermúsica encerra com "As Mais Belas Canções dos Musicais"

2 ago 2022 15:13

Sofia Escobar é a convidada especial do espectáculo final

cistermusica-encerra-com-as-mais-belas-cancoes-dos-musicais
Mosteiro de Alcobaça serve de palco para o encerramento do Cistermúsica
DR

O próximo fim-de-semana marca o encerramento da edição deste ano do Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça.

Na quinta-feira, dia 4 de Agosto, às 21:30 horas, na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) sobe ao palco, sob a direcção de Pedro Carneiro, para desempenhar obras de Alexandre Delgado e Anton Bruckner.

Esta formação é a única orquestra que representa Portugal no maior festival de jovens orquestras do mundo, representando uma "selecção nacional de jovens músicos portugueses", entre os 14 e os 24 anos.

Na sexta-feira, 5 de Julho, às 21:30 horas, será a vez de o Claustro da Hospedaria do Mosteiro de Alcobaça ser palco do concerto encenado Rei Lear, a partir do texto original de William Shakespeare, musicado por Alexandre Delgado e interpretado pelo Toy Ensemble.

Nesta versão, Alexandre Delgado fez uma sobreposição contínua de música e declamação, com base na tradução de Álvaro Cunhal, deste clássico da literatura.

Assim, a um quinteto de piano, oboé, clarinete, violino e violoncelo, juntam-se o tenor Carlos Guilherme, como Bobo, e o próprio Alexandre Delgado, como declamador das restantes personagens.

Ainda na noite de sexta-feira, no Mosteiro de Alcobaça, a Companhia de Dança de Alcobaça apresenta o bailado Memento, em vários espaços do monumento, a partir das 22:30 horas.

A coreografia é de Rita Abreu e dos próprios intérpretes e a entrada é livre.

A 30.ª edição do Cistermúsica, encerra na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, onde a Banda Sinfónica de Alcobaça, com direcção do maestro Rui Carreira.

Sofia Escobar é a convidada para este programa que evoca As Mais Belas Canções dos Musicais, com temas de obras como O Fantasma da Ópera, West Side Story, Cats ou O Feiticeiro de Oz.

A actriz e cantora interpretará ainda temas de Tanto Mais, o seu primeiro álbum de originais.

Sofia Escobar encarnou Christine Daaé, a personagem principal de O Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd Webber, e assumiu o papel de Maria na produção comemorativa do 50.º Aniversário de West Side Story, de Leonard Bernstein, no West End de Londres.

É jurada do concurso televisivo Got Talent Portugal.