Economia

Clientes dispostos a pagar mais para comprar carro mais rapidamente

24 jul 2022 17:42

A escassez de chips e de outros componentes reduziu a oferta de automóveis, causando impactos de diversos tipos no mercado nacional.

clientes-dispostos-a-pagar-mais-para-comprar-carro-mais-rapidamente
.
DR
Daniela Franco Sousa

A escassez de chips e de outros componentes reduziu a oferta de automóveis, causando impactos de diversos tipos no mercado nacional.

Por um lado, as marcas tendem a alocar mais veículos nos países onde têm maiores margens de lucro. Por outro, os clientes, face à escassez da oferta, estão na disposição de pagar mais se o prazo de entrega for mais curto.

Paulo Carvalho, director comercial na rede de concessionários M Coutinho, explica que o mercado automóvel português é "muito agressivo", na medida em habitualmente se esmagam margens para se vender a preço mais competitivo.

Sucede que a crise pós-Covid-19 "explodiu para esta situação que é nova para marcas e para o comprador".

Tendo Portugal um mercado automóvel "agressivo e com menos volume", as marcas preferem colocar os modelos noutros mercados onde possam ter margens superiores.

Começa a verificar-se que algumas produzem mediante os pedidos, porque lhe é mais difícil trabalhar com stocks, como costumavam fazer. E, mediante a escassez, os clientes estão na disposição de comprar mais caro para ter mais rapidez na entrega, verifica Paulo Carvalho.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ