Viver
Colóquio Francesas em Portugal traz investigadores estrangeiros e portugueses a Leiria
Organização da ADEPA, Sorbonne Université, Université Sorbonne Nouvelle, Universidade Nova de Lisboa e Academia Portuguesa da História
A sessão de abertura está agendada para as 10 horas e cerca de 45 minutos mais tarde começa no Museu de Leiria a primeira conferência, por Raquel Henriques da Silva, professora catedrática jubilada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sobre o tema “Maria Helena Vieira da Silva, uma pintora entre Paris e Lisboa passando pelo Rio de Janeiro”.
Com investigadores portugueses e estrangeiros, o colóquio internacional Francesas em Portugal – Itinerários Múltiplos começa sexta-feira, 20 de Maio, no Museu de Leiria, e termina no sábado, dia 21, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.
Conta com organização da ADEPA, Sorbonne Université, Université Sorbonne Nouvelle, Universidade Nova de Lisboa e Academia Portuguesa da História.
Num segundo momento, a 11 e 12 de Outubro, na Sorbonne, a programação irá centrar-se nas mulheres portuguesas que, em França, se destacaram.
O programa completo dos dias 20 e 21 de Maio em Leiria e Alcobaça pode ser consultado nesta ligação.
O colóquio está integrado da Temporada Portugal-França 2022, uma iniciativa de programação bilateral, que decorre nos dois países até ao final do mês de Outubro de 2022.
Esta primeira metade da programação em Portugal centra-se nas mulheres francesas em Portugal, sejam elas artistas, intelectuais ou cientistas, entre outras.
Segundo o Município de Leiria, o colóquio “pretende realçar a forte ligação entre Portugal e França, tomando como palco a actividade desenvolvida na cultura, nas artes e na ciência, entre outras áreas, sendo as mulheres as protagonistas principais”.