Economia

Com novos desafios, cooperativas são união que ainda faz a força

14 jun 2023 20:00

Com diferentes dimensões e dinâmicas, as cooperativas ainda são o porto seguro para muitos agricultores da região

com-novos-desafios-cooperativas-sao-uniao-que-ainda-faz-a-forca
Constituída em 1959, a Adega Cooperativa da Batalha conta hoje com cerca de 130 sócios
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Nos últimos anos, as cooperativas agrícolas têm, de forma geral, perdido terreno. Segundo dados da Conta Satélite da Economia Social (2016), existiam em Portugal 2343 cooperativas, sendo o ramo agrícola o mais representativo. Mas os últimos três relatórios anuais de Demografia do Sector Cooperativo, publicados pela CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), indicam que, entre 2020 e 2022, o número de cooperativas agrícolas extintas tem superado sempre o número daquelas que se constituem.

Apesar do saldo negativo, a região de Leiria conta ainda com vários exemplos de resiliência e até de crescimento. Depende das características dos produtos, da dinâmica dos sócios, mas, com maior ou menor dimensão, mais ou menos dificuldades, são várias as cooperativas da região, que, década após década, continuam a superar desafios normativos e tecnológicos, fazendo chegar a produção de muitos agricultores ao mercado interno e internacional.

Constituída em 1951, a Cooperativa de Olivicultores de Fátima conta actualmente com cerca de 1100 associados, número que tem vindo a crescer de forma significativa nos últimos tempos, conta José Silva, sócio há 23 anos e presidente de direcção desde Janeiro. “Em vinte anos, o número de sócios mais do que duplicou”, observa o responsável, que atribui

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ