Sociedade

Combate ao desperdício alimentar nas Tasquinhas de Porto de Mós ajudou dezenas de famílias

17 jul 2023 15:35

Projecto dinamizado pela associação Rodas d’ Aço Motor Clube durante as Festas de São Pedro permitiu ”resgatar” 230 quilos de alimentos, que foram entregues, em forma de refeição, a 680 pessoas carenciadas.

combate-ao-desperdicio-alimentar-nas-tasquinhas-de-porto-de-mos-ajudou-dezenas-de-familias
Iniciativa abrangeu famílias das dez freguesias do concelho
DR

O combate ao desperdício alimentar esteve também em foco na última edição da tasquinhas das Festas de São, em Porto de Mós. Durante os dez dias de evento, o projecto dinamizado pela associação Rodas d’ Aço Motor Clube resgatou 230 quilos de alimentos, que permitiram doar 683 refeições a pessoas carenciadas do concelho.

“É um projecto que engrandece as Festas de São Pedro”, afirmou o presidente da câmara, Jorge Vala, na última reunião de executivo, onde o autarca deixou um agradecimento à associação e aos seus voluntários, bem como às juntas de freguesia que colaboraram na iniciativa.

Na sua página de Facebook, a Rodas d’ Aço Motor Clube faz um balanço muito positivo do projecto, ao qual se associarem 14 colectividades presentes nas tasquinhas. “Missão concluída com sucesso. Foram dez dias recheados de histórias incríveis e emocionantes. Juntos, viajámos 444,6 quilómetros e entregámos 683 refeições”, pode ler-se na mensagema publicada.

Os dirigentes da colectividade deixam ainda um reconhecimento às associações aderentes, que doaram os excedentes alimentares, sendo que algumas “não só colaboraram no projeto Zero Desperdício Alimentar, como cozinharam, propositadamente, algum excedente com intenção solidária”.

“Garantidamente que provocaram muitos sorrisos a quem saboreou a vossa arte gastronómica, transportando os beneficiários do nosso concelho, principalmente idosos e doentes, momentaneamente, até à vossa tasquinha”, escrevem os dirigentes da Rodas d’Aço.

Para concretizar a iniciativa, a associação contou com uma equipa de 21 voluntários e uma carrinha frigorífica. A idenficação dos beneficiáiros foi definida em coordenação com o Gabinete de Ação Social do Município de Porto de Mós.