Economia

Comércio do Centro cria oito aceleradoras para a transição digital 

3 nov 2022 12:30

Investimento será de 11,9 milhões de euros

comercio-do-centro-cria-oito-aceleradoras-para-a-transicao-digital
Grupo de 12 associações empresariais do Centro integram consórcio
Álvaro Reyes@Unsplash

A Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria, Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, a Airo – Associação Empresarial da Região do Oeste, Associação Comercial e de Serviços de Pombal e Associação Comercial e de Serviços de Ansião fazem parte de um grupo de 12 associações empresariais da região Centro que integram um consórcio destinado a levar a transição digital ao comércio deste território.

Segundo a AIP – Associação Industrial Portuguesa, que lidera o processo, serão constituídas oito aceleradoras, uma por cada uma das sub-regiões - Aveiro, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Coimbra, Leiria, Médio Tejo, Oeste e Viseu, Dão, Lafões - num investimento de 11,9 milhões de euros.

Ao todo, serão beneficiadas 6.650 empresas, por estas estruturas físicas cuja missão é o crescimento dos negócios na área do comércio e dos serviços "abertos ao consumidor através da transformação digital dos seus processos e modelos de negócio, apoiando a fundo perdido a capacitação a realização de novos investimentos".

Fazem ainda parte do consórcio a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, a Nerc - Associação Empresarial da Região de Coimbra, o Inovcluster, a ADN Gouveia – Agência para o Desenvolvimento dos Negócios de Gouveia, a Associação Comercial de Mira e a JADRC- Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro.

Segundo a AIP, existe ainda outra candidatura liderada pelo CEC - Conselho Empresarial do Centro, em consórcio com associações comerciais locais.