Sociedade
Comissão de Defesa da Ribeira dos Milagres denuncia nova descarga de efluentes
A descarga de efluentes suinícolas num pequeno afluente da Ribeira dos Milagres terá começado por volta das 12:00 horas. Porta-voz da comissão já apresentou queixa à GNR
A Comissão de Defesa da Ribeira dos Milagres denunciou esta tarde à GNR uma nova descarga de efluentes suinícolas num pequeno afluente da Ribeira dos Milagres, em Leiria, que terá começado por volta das 12:00 horas.
“Estamos em início de época balnear, é fim-de-semana de Páscoa, há falta de vigilância, e este contexto foi aproveitado pelos suinicultores”, começa por referir o porta-voz da comissão.
Segundo Rui Crespo, “a descarga foi feita num pequeno afluente da Ribeira dos Milagres, do lado do Janardo, e seria fácil identificar a origem, dado que neste afluente apenas estão instaladas três suiniculturas”.
Após ter sido alertado por moradores para a descarga e se ter deslocado ao local, Rui Crespo contactou de imediato a GNR, que recebeu a denúncia e o aconselhou a contactar também o SEPNA - Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente.
“Após tanto insistir consegui finalmente que me atendessem. Pedi intervenção urgente, para que pudessem detectar a origem”, explica Rui Crespo, lamentando a “inércia por parte das entidades competentes e por parte do poder político local, nomeadamente Junta de Freguesia e Câmara Municipal, e por parte do poder político central”.
O porta-voz da Comissão de Defesa da Ribeira dos Milagres realça ainda que “estas descargas não só são más para o ambiente, como para a própria população”. “Os moradores são obrigados a levar constantemente com as descargas e consequente mau cheiro. É urgente colocar-se um ponto final nesta situação”, conclui.