Saúde
Comissão de utentes liderada por médico nasce na USF Santiago
Helder Roque preside ao organismo, cujo principal objectivo é “contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população”.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Santiago, em Leiria, constituiu uma comissão de utentes, liderada pelo médico e antigo presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria, Helder Roque.
O objectivo é “contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população” e “fomentar a participação por parte das pessoas nas decisões que afectam a sua saúde e incentivar a tomada de decisão em saúde assente numa ampla participação pública”, refere o coordenador da USF Santiago, Manuel Carvalho.
“A comissão de utentes, agora criada pelos nossos utentes, é a primeira de todas as USF da área de influência da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, o que confirma todas as suas potencialidades, o seu crescimento e a sua diferenciação”, aponta Manuel Carvalho.
De acordo com os estatutos, a comissão de utentes tem como principais objectivos representar e defender os interesses dos utentes inscritos na USF, criar canais regulares de comunicação e informação entre a população de inscritos e a USF e acompanhar a aplicação e o cumprimento do plano de acção da USF.
Esta comissão pretende ainda contribuir para a maior eficiência e eficácia da actividade da USF e para uma melhor cobertura do conjunto de respostas e equipamentos da USF, assim como promover o diálogo e análise dos problemas, visando a articulação com a USF, a fim de atenuar eventuais dificuldades sentidas pelos utentes e profissionais.
Além de Helder Roque, que vai presidir à direcção da Comissão de Utentes da USF Santiago, enquanto Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, lidera a Mesa da Assembleia Geral. Vítor Ramos Rodrigues, economista, preside ao Conselho Fiscal.
A USF Santiago tem cerca de 13 mil utentes inscritos.