Abertura

Como ensinar a guerra às crianças e aos jovens?

12 mar 2022 15:00

Desdramatizar sem esconder é o conselho da psicóloga Daniela Anéis

como-ensinar-a-guerra-as-criancas-e-aos-jovens
Evitar assistir a toda a hora a notícias da guerra é um dos conselhos para todas as pessoas
Ricardo Graça

Há um homem mau que quer ficar com o país do homem bom, que o tenta afastar e estão numa luta. Esta pode ser uma forma de explicar a invasão da Ucrânia pelas tropas russas às crianças mais pequenas.

Daniela Anéis, psicóloga, adianta que é possível “usar as metáforas dos contos infantis”, recorrendo à “questão dos heróis e dos vilões, que é um conceito que as crianças facilmente apreendem” para tentar explicar as imagens que passam a toda a hora nas televisões.

Outra sugestão de Daniela Anéis é transpor o conflito do leste da Europa para “algo que conhecem”, como situações do quotidiano das crianças, para que compreendam.

“Sabes aqueles meninos maus que no recreio não te querem deixar brincar no baloiço e vai lá um maior e impõe a ordem? Ou chamamos a auxiliar para separá-los? É mais ou menos assim. Estão dois meninos à bulha e tem de vir alguém fazer de mediador”, sugere ainda a psicóloga. A especialista adianta ainda que se deve evitar o consumo de muita televisão. “Não é esconder a realidade das crianças, mas não é preciso estar com a televisão ligada 24 horas por dia”.

A explicação da guerra aos jovens terá de ser bem diferente, sobretudo, sem mentiras.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ