Viver

Companhia de Alcobaça edita livro sobre o teatro Dom Roberto

6 set 2023 09:00

Lançamento vai acontecer na Casa da Marioneta em Agualva/Sintra integrado no festival É Só Palheta

companhia-de-alcobaca-edita-livro-sobre-o-teatro-dom-roberto
A recolha inclui obras apresentadas pelo marionetista José Gil
Ricardo Graça

A colecção "Cadernos de Teatro de Marionetas S.A. Marionetas" está integrada nas comemorações dos 25 anos da companhia com sede em Alcobaça, assinalados no ano passado. Chega agora o terceiro volume, com o título Teatro Dom Roberto pela mãos do palheta José Manuel Valbom Gil. O lançamento acontece no sábado, 9 de Setembro, às 22 horas, na Casa da Marioneta em Agualva/Sintra, integrado no festival É Só Palheta.

O livro inclui a transcrição de todos os títulos do reportório do teatro tradicional português Dom Roberto apresentados pelo marionetista José Manuel Valbom Gil, um dos fundadores e artistas residentes da S.A. Marionetas.

Em 2021, o Teatro Dom Roberto ficou inscrito no Inventário Nacional do Património Imaterial.

A apresentação ficará a cargo do actor e marionetista Nuno Correia Pinto, encenador, actor e marionetista da companhia Chão d´Oliva.

Os "Cadernos de Teatro de Marionetas S.A. Marionetas" continuarão a sair ao longo do ano de 2023 com os textos originais criados pelos elementos base da companhia: José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre. Todas as peças estiveram ou ainda estão em cena.

A colecção constitui uma selecção de guiões para teatro de marionetas em português e de autores portugueses que, entre os três autores, já ultrapassam as 50 obras escritas e colocadas em cena.

O objectivo é preservar para memória futura o trabalho realizado ao longo dos 25 anos de actividade da companhia S.A.Marionetas e deixar um legado para o repertório do teatro de marionetas português.