Viver

Companhia de dança do Japão mostra em Leiria tradição com 450 anos

21 jun 2023 13:18

Jardim da Almuinha, em Leiria, recebe um dos três espectáculos em Portugal da companhia de dança Takarabune, proveniente do Japão

companhia-de-danca-do-japao-mostra-em-leiria-tradicao-com-450-anos

As cidades de Leiria e Tokushima (no Japão) são geminadas há mais de meio século e é em Tokushima que se encontram as raízes da família Yonezawa.

E
m 1995, Akira Yonezawa fundou a companhia de dança criativa Takarabune, especializada no género Awa Odori, que no próximo domingo, 25 de Junho, pelas 17 horas, se apresenta no Jardim da Almuinha, em Leiria.

No dia anterior, sábado, a companhia Takarabune actua na Festa do Japão, em Lisboa, evento inserido nas comemorações dos 480 Anos de Amizade entre Portugal e o Japão. E, na segunda-feira, 25, desloca-se à Universidade de Coimbra.

Em Leiria, no Jardim da Almuinha, o espectáculo da Takarabune vai dar a conhecer a tradição Awa Odori, que tem mais de 450 anos de história e é uma das mais conhecidas danças tradicionais japonesas.

De acordo com a Embaixada do Japão, a companhia Takarabune realiza, em média, mais 300 actuações anuais, dentro e fora do Japão.