Viver

Companhias profissionais estrangeiras pescam na fábrica de talentos Annarella

7 out 2021 20:06

São já sete os bailarinos e bailarinas do Conservatório Annarella Sanchez com contrato assinado em 2021 para começarem carreira profissional fora de Portugal

companhias-profissionais-estrangeiras-pescam-na-fabrica-de-talentos-annarella
Francisco Gomes e Laura Viola são os casos mais recentes e seguem para a Austrália
DR

Francisco Gomes e Laura Viola são os casos mais recentes e sucedem a Ana Daria Nicoara, António Casalinho, Giulio Diligente, Margarida Abreu e Margarita Fernandes.

Sete bailarinos e bailarinas do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, entre os 16 e os 19 anos, que em 2021 assinaram os primeiros contratos com companhias profissionais fora de Portugal.

O reconhecimento do mérito individual e da excelência da escola localizada em Leiria, de onde, em 2019 e 2020, já tinham saído para o estrangeiro João Gomes e Matilde Rodrigues, é, para Annarella Sanchez, um motivo de orgulho, mas, também, de angústia, por não conseguir fixar, pelo menos durante mais “um, dois ou três anos”, os nomes que ajudariam “a levantar a Companhia de Ballet de Leiria”, que existe desde 2018.

“Gostaria que estes talentos tivessem aqui as mesmas condições que têm nos países para onde vão”, explica a professora natural de Cuba, para quem “Leiria já é uma capital na dança” e “tem todas as condições” para manter uma estrutura profissional cada vez mais importante, se aparecerem apoios, nomeadamente, financeiros, que permitam suportar o crescimento da actividade.

Francisco Gomes e Laura Viola seguem em Janeiro para o Queensland Ballet, em Brisbane.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ