Sociedade

Complexo da Mata do Urso concluído para que Leiria não volte a ficar sem água

27 mar 2016 00:00

Governante desafiou câmaras a agregarem sistemas de água

complexo-da-mata-do-urso-concluido-para-que-leiria-nao-volte-a-ficar-sem-agua-3528
Maria Anabela Silva

Em Setembro de 2002, um foco de poluição ocorrido no rio Lis deixou a cidade de Leiria sem água durante quase uma semana.

Terá sido este o 'clic' que levou as entidades responsávesis pelo sector, nomeadamente a câmara, a procurar fontes alternativas.

Catorze anos depois, foi, ontem, inaugurado o sistema de abastecimento de água a Leiria, designado por Complexo da Mata do Urso, que garantirá que o que ocorreu em 2002 não se voltará a repetir.

Pelo menos, essa foi a convicção expressa na sessão de inauguração quer pelo presidente da Câmara, Raul Castro, quer pelo presidente da Águas do Centro Litoral (AdCL), Cláudio de Jesus, e pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

“Uma obra desta natureza vem melhorar significativamente a qualidade e a quantidade de água que é distribuída e aumentar a fiabilidade do sistema”, afirmou o governante, que frisou, no entanto, que evitar situações como aquela que ocorreu, em Leiria, há 14 anos, é preciso “preservar bem a origem” da água.

Isso, frisa, implica “muito trabalho” ao nível das águas residuais e do seu tratamento, assim como dos efluentes animais. ...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integraldeste artigo