Viver

Concertinas da Barrenta propõem 10 horas de música ao longo de 105 km pela Serra de Aire e Candeeiros

2 set 2020 12:10

Iniciativa visa assinalar de forma simbólica o Encontro Nacional de Tocadores de Concertina

concertinas-da-barrenta-propoem-10-horas-de-musica-ao-longo-de-105-km-pela-serra-de-aire-e-candeeiros
Grupo de Concertinas da Barrenta vai percorrer 105 km em cima de dois camiões
DR

Em consequência da pandemia, o 19.º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta, marcado para 26 de Setembro, vai acontecer num formato diferente.

Esta iniciativa, que desde 2001 acontece no último sábado de Setembro, vai desta vez ter como palco a internet e levará dois palcos instalados em camiões, durante 10 horas de música, a percorrer 105 km em pleno coração da Serra de Aire e Candeeiros.

“Não podemos fazer o encontro no formato que sempre fizemos, mas não quisemos deixar de assinalar este dia, que é esperado por muitos tocadores de concertina que se deslocam até à Barrenta ano após ano, mas também, para as populações das aldeias do Município de Porto de Mós, que nos apoiam incondicionalmente”, explica Ricardo Pereira, presidente do Centro Cultural da Barrenta.

Desta forma, e com o apoio de várias entidades locais, o Grupo de Concertinas da Barrenta, num total de cerca de 20 músicos, vai percorrer as aldeias do Município de Porto de Mós, levando música em segurança.

“Só foi possível concretizar esta ideia, com o apoio do Município de Porto de Mós, e com todas as juntas de freguesia, para que pudéssemos delinear um caminho que abrangesse o máximo de pessoas possível, sem que houvesse necessidade de saírem de suas casas, mas mesmo assim pudessem desfrutar um pouco da nossa música”, esclarece o responsável.

“É um caminho exigente e ambicioso, porque é extenso, são muitas horas, mas pensamos que valerá a pena”, completa Ricardo Pereira.

Em paralelo, o Barrenta ComVIDA, 19.º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina On-line, irá acontecer online a partir das 17h, na página oficial do Facebook do Grupo de Concertinas da Barrenta. Este momento irá não só divulgar os todos grupos que participam e a cultura que engloba a concertina, e que nestes tempos de pandemia não têm tido oportunidade de mostrar o seu empenho e dedicação, mas também dar a conhecer a região. Esta iniciativa promete ligar centenas de tocadores e respectivos grupos através dos seus lugares à pequena aldeia na Serra de Aire, com toda a segurança, evitando as habituais multidões que ali se deslocam.

Habitualmente, esta iniciativa leva à pequena aldeia da Barrenta, Porto de Mós, centenas de tocadores de concertina de todo o país. Este ano, todos estes grupos foram convidados a participar à distância, assinalando assim este dia de forma especial. Este pequeno lugar, na União das Freguesia de Alvados e Alcaria, conta com cerca de 38 habitantes, e em 2019 acolheu mais de 500 tocadores de concertina e milhares de visitantes.