Viver

Concerto dos The Gift no Mosteiro de Alcobaça marca encerramento do Cistermúsica

28 jul 2023 17:00

A banda alcobacense actua pela primeira vez no festival, onde interpretará os temas do seu mais recente disco, “Coral”, com um coro de 20 elementos em palco

concerto-dos-the-gift-no-mosteiro-de-alcobaca-marca-encerramento-do-cistermusica
Concerto está agendado para domingo, 30 de Julho, pelas 21:30 horas
Facebook The Gift

É uma estreia no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça e marca o encerramento da edição deste ano do festival. Falamos do concerto dos The Gift, no domingo, 30 de Julho, pelas 21:30 horas, no Claustro do Rachadouro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, onde a banda alcobacense interpretará os temas do seu mais recente disco, “Coral”, com um coro de 20 elementos em palco.

A anteceder o final do Cistermúsica, são vários os espectáculos que o público poderá ainda assistir, com destaque para os concertos sinfónicos, música vocal, dança contemporânea e jazz.

Na “Programação Principal”, a Orquestra XXI, a comemorar 10 anos, regressa sob a direcção de Dinis Sousa para interpretar a 5.ª Sinfonia de Gustav Mahler — uma obra emblemática, reveladora de um pensamento musical único e revolucionário.

Também a Banda Sinfónica de Alcobaça volta ao festival sob a direcção do maestro Rui Carreira com a solista Vera Santos (clarinete).

O Coro do Orfeão de Leiria interpretará o Requiem de Fauré, na Igreja Matriz de Pataias. Já o Ars Lusitana, um ensemble vocal que se dedica à investigação e recuperação do património musical português, vai até à Igreja Paroquial de São Martinho do Porto com um programa que assinala o 400.º aniversário da morte de Francisco Garro.

O pianista Nuno Vieira de Almeida e Rita Blanco apresentam Enoch Arden, de Richard Strauss, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia. Estes três últimos concertos são de entrada livre.

Integrada na programação “Outros Mundos”, a dança contemporânea torna a ter o seu espaço com “Practices of Rebirth”, espectáculo de Margarida Belo Costa com acompanhamento ao piano de André Hencleeday.

Finalmente, o Jazz no Bosque acolhe o projecto “Sul”, um trio composto por Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano), que interpretarão temas de compositores proeminentes, abordando o fado, o jazz e canções tradicionais portuguesas.