Viver

Concerto e exposição assinalam 50 anos de Chorus Auris

22 nov 2022 09:58

Espectáculo musical realiza-se sábado, pelas 21:30 horas, no Teatro Municipal de Ourém

concerto-e-exposicao-assinalam-50-anos-de-chorus-auris
Chorus Auris
DR

O Chorus Auris da Academia de Música Banda de Ourém comemora este ano cinco décadas de actividade e assinala a efeméride com programa especial, de onde se destaca uma exposição e um concerto.

A exposição foi inaugurada no passado sábado, no auditório cultural do Edifício Paços do Concelho. Já o concerto irá realizar-se no próximo sábado, dia 26 de novembro, pelas 21:30 horas, no Teatro Municipal de Ourém.

O concerto assinala o 50.º aniversário do Chorus Auris da Academia de Música Banda de Ourém, grupo que teve a primeira apresentação pública em 25 de novembro de 1972 no Cine-Teatro da então denominada Vila Nova de Ourém.

"Em pleno século XXI, o conflito armado na Ucrânia veio despertar consciências, particularmente no panorama europeu, emergindo a percepção de que garantir a paz é uma tarefa que tem de ser permanente e que necessita do contributo de todos, sendo bem patentes conflitos sangrentos por todo o mundo, nomeadamente na Etiópia, Iêmen, Mianmar, Haiti, Síria, Afeganistão", contextualiza a Academia da Banda de Ourém.

Assim, salienta a academia, obra a interpretar, The Armed Man – Mass for Peace, do compositor Karl Jenkins, "representa a esperança num futuro mais pacífico.

"O Homem Armado é dedicado a todas a vítimas dos conflitos, estando a obra estruturada com a configuração tradicional da missa católica e enleada com textos e sonoridades extraídas de muitas partes do mundo e de diversas religiões e culturas", especifica ainda.

Este concerto terá a participação do Chorus Auris, do Coro da Ourearte e da Orquestra de Sopros de Ourém, sendo a mensagem musical complementada com imagem.