Sociedade

Concurso de Pinheiros de Natal para recuperar áreas ardidas em Leiria

18 nov 2022 13:19

Campanha dirigida ao comércio local de Leiria prevê plantações nas zonas do concelho atingidas pelos incêndios de 2022

concurso-de-pinheiros-de-natal-para-recuperar-areas-ardidas-em-leiria
O regulamento prevê que os lojistas mantenham os pinheiros decorados e em exposição até 24 de Dezembro
Michal Osmenda

As árvores serão replantadas em Janeiro, nos terrenos do concelho de Leiria que as chamas tingiram de negro, em 2022.

Com o nome “Pinheiro Esperança”, a campanha pretende apoiar o comércio local e, por outro lado, contribuir para recuperar áreas ardidas.

A iniciativa é promovida pelo Município de Leiria e pela ACILIS – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria.

Inserida no Leiria Natal, estabelece que os lojistas se candidatem até 25 de Novembro para receber um pinheiro natural e depois decorar, cuidar e expor a árvore, pelo menos, até 24 de Dezembro, que será replantada em Janeiro nas zonas afectadas pelos incêndios deste ano.

Para a vereadora com o pelouro da Economia na Câmara de Leiria, Catarina Louro, a iniciativa “permite associar o sector económico à área ambiental, mostrando que as parcerias e a união de esforços trazem melhores resultados em prol de toda a comunidade”.

Todos os pinheiros serão avaliados por um júri, que terá como critérios a articulação do tema com a exposição dos produtos comercializados no estabelecimento, a criatividade e originalidade, o efeito estético final, as cores e os materiais utilizados.

Serão atribuídos prémios monetários aos três primeiros lugares, num valor total de 450 euros.

Os comerciantes interessados deverão fazer a sua inscrição através do preenchimento de um formulário disponível no site do Município e enviar para economia@cm-leiria.pt.