Sociedade

Concurso para creche na Batalha avança com críticas

21 set 2025 16:00

Procedimento aprovado na última reunião de Assembleia Municipal. Ainda não há data para a abertura da creche

concurso-para-creche-na-batalha-avanca-com-criticas
Futura creche municipal da Batalha
DR

O concurso para a adjudicação da exploração da creche municipal da Batalha foi aprovado na última reunião de Assembleia Municipal, com críticas ao executivo liderado por Raul Castro. A autarquia já tinha lançado a obra, mas não houve concorrentes.

Alguns critérios foram agora corrigidos, nomeadamente o EBITA das instituições que concorrerem, baseando-se na valência creche e não no global. Ricardo Vala (Iniciativa Liberal) apresentou uma moção, que foi chumbada, na qual pediu alteração ao concurso, por o actual limitar o processo de ajuste a apenas instituições particulares de solidariedade social. “Não é justo nem eficaz, excluir à partida operadores privados”. Alfredo de Matos (PSD) aceitou a proposta da autarquia, “para não atrasar mais o processo, que peca já por tardio”.

Raul Castro justificou a regra como forma de evitar que privados de outros concelhos, “até bem longe”, possam assumir a gestão da creche, “como sucedeu em Ourém, que tem uma empresa do Montijo a gerir a sua creche”.

Na reunião foi ainda aprovada a candidatura à aquisição de equipamentos para a creche, concurso que foi agora disponibilizado para obras neste tipo de equipamentos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.