Sociedade

Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes reúne sábado em Leiria

16 out 2015 00:00

Encontro decorre no Teatro Miguel Franco sob o lema 'Unir, reflectir e lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva',

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) marcou o 23.º Encontro Nacional de Deficientes para amanhã, dia 17 de Outubro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a partir das 9:30 horas. Sob o lema Unir, reflectir e lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva, a direcção da CNOD lançou o repto para que todas as pessoas com deficiência participem.

“Esta estrutura, que representa 38 associações que englobam todos os tipos de deficiência, vai promover, uma vez mais, um espaço de reflexão, debate e luta pela superação das barreiras que alimentam a desigualdade.”

Em comunicado, a CNOD refere que espera “centenas de pessoas com deficiência vindas de todo o país, que vão estar reunidas para abordar a realidade particular que vivem e que é hoje agravada pelas políticas que afectam a maioria dos portugueses, particularmente aqueles que estão mais vulneráveis”.

Temas como o emprego, a saúde, a educação e as acessibilidades vão ser objecto de discussão.

Ao final da tarde, os participantes vão desfilar pelas ruas de Leiria, entre o Teatro Miguel Franco e a Câmara Municipal, “numa acção de sensibilização e de denúncia das condições cada vez mais difíceis que vivem centenas de milhares de pessoas com deficiência no nosso país”.

“Com as sucessivas notícias que revelaram brutais cortes no apoio aos alunos com necessidades educativas especiais, o debate assume ainda mais urgência e actualidade.”