Economia

Conforto e eficiência energética de edifícios debatidos em Leiria

23 jan 2019 00:00

Evento agendado para segunda-feira, dia 28, às no 14:30 horas no Hotel Eurosol

conforto-e-eficiencia-energetica-de-edificios-debatidos-em-leiria-9750
Raquel de Sousa Silva

Conforto ambiental e eficiência energética de edifícios vão estar em foco na próxima segunda-feira (dia 28) num evento promovido pelo CentroAdapt em Leiria.

Agendada para as 14:30 horas no Hotel Eurosol Leiria & Jardim, a iniciativa vai discutir a relação entre pessoas, clima e edifícios, num encontro onde se esperam diversos investigadores da Universidade de Coimbra.

Na base desta formação estarão, entre outros temas, o conforto térmico dos edifícios, que, segundo nota da organização do evento, é definido pela American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers “como o estado de espírito que expressa satisfação com o ambiente térmico”.

Segundo Manuel Carlos Gameiro da Silva, professor e investigador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, citado em comunicado, “atendendo aos últimos dados do Eurostat, acreditamos que Portugal continua a ser um dos países onde as famílias têm mais dificuldade em manter a casa quente”.

“Com o mercado imobiliário em forte expansão, seja através da construção de novos edifícios seja da recuperação dos existentes, é fundamental levar a cabo sérias políticas de avaliação do conforto térmico dos edifícios, de modo a fomentar um maior desempenho ambiental e energético dos mesmos”, defende.

Os edifícios de habitação são hoje responsáveis por cerca de 30% do consumo final de energia, “pelo que é urgente investir na renovação de edifícios para obtenção de melhor conforto térmico e melhor desempenho energético”.

“Em Portugal ainda que o conforto térmico esteja muito relacionado com o tipo de casa e de construção, há que não esquecer outras variantes como seja o clima a até as condições económicas das famílias, que acabam por condicionar a aquisição de equipamentos e a reabilitação das próprias casas”, aponta Diogo Mateus, professor e investigador do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em En

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ