Sociedade

Confraria do Carneiro e Sopas do Verde nasce na Memória, Leiria

12 out 2022 10:00

Iniciativa pretende divulgar e "defender" estes pratos tradicionais, que estão a "cair em desuso".

confraria-do-carneiro-e-sopas-do-verde-nasce-na-memoria-leiria

Divulgar estes pratos tradicionais, impulsionar o seu consumo e divulgar a maneira tradicional e antiga de o fazer é o principal objectivo da Confraria do Carneiro e das Sopas do Verde, criada na União de Freguesias de Colmeias e Memória, concelho de Leiria, e que vai ser apresentada no próximo dia 16, com a entronização dos confrades fundadores.

Licenciado em Bioquímica e Química Alimentar e pasteleiro de profissão, Isaac Pedrosa é um dos promotores e o presidente da nova confraria. Explica que a ideia surgiu para “defender estes dois pratos tradicionais”, noutros tempos “presença habitual” em festas e feiras da região e que estão “a cair em desuso”. “As Sopas do Verde, feitas partir das vísceras e sangue do carneiro, são mesmo olhadas com algum desdém”, constata.

Com a constituição da nova confraria, pretende-se promover a “preservação do receituário” associado a estes pratos, mas também do “restante património gastronómico da região”. Está prevista a promoção de encontros de concursos gastronómicos e a criação e disponibilização de materiais de divulgação não só dos dois pratos que motivaram a constituição da nova confraria, (carneiro e sopas do verde), mas de outros produtos gastronómicos da região.