Sociedade

Confusão no trânsito obriga a ajustes no Leiria Sobre Rodas

14 out 2022 14:47

Depois dos constrangimentos de trânsito registados ontem ao final do dia na cidade de Leiria, a câmara acaba de anunciar “ajustes” ao evento automóvel para “minimizar” o seu impacto.

confusao-no-transito-obriga-a-ajustes-no-leiria-sobre-rodas
.
Leiria Sobre Rodas

Foi um final de quinta-feira complicado para quem, ontem, teve de circular na cidade de Leiria. Com ruas cortadas ao trânsito devido à realização do Leiria Sobre Rodas, mas também às obras que decorrem na envolvente ao Maringá, formaram-se longas filas um pouco por toda a cidade.

Reconhecendo essa “pressão” sobre o tráfego rodoviário, a câmara acaba de anunciar “ajustes” aos programa do evento automóvel, de modo a “minimizar o seu impacto, em especial nos horários de maior intensidade de trânsito”.

Em comunicado, a câmara pede desculpa pelo “incómodo causado” e dá nota dos seguintes ajustes e condicionamentos à circulação automóvel:

Sexta-feira, dia 14:

  • Será mantida a normal circulação na rotunda do Estádio, ficando assegurados acessos às vias de ligação à rotunda, respectivamente avenida 25 de Abril, Rua Rossio dos Borges, avenida Cidade Maringá.
  • A avenida Bernardo Pimenta (piscinas municipais) será encerrada entre as 15 e a 01:00 do dia seguinte, incluindo 'rotunda da Bola'.
  • Será assegurado o acesso à rua do Estádio através da avenida Euro 2004/Ponte Euro 2004, sentido ascendente, com ligação à rua Bárbara Vaz Preto e avenida 25 de Abril.

Sábado, dia 15:

  • Será condicionada a circulação na rotunda do Estádio, ficando apenas permitido acesso do trânsito proveniente da avenida 25 de Abril (sentido descendente), com acesso à rua Capitão Mouzinho de Albuquerque.
  • O trânsito proveniente da rua Pêro Alvito poderá também aceder à rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, ficando também assegurados os desvios alternativos pela Rua de Santiago com destino Rua Christiano Cruz e rua Mártires do Tarrafal.
  • Será permitido o acesso à avenida Cidade Maringá até às 14, apenas para acesso ao mercado municipal e parque de estacionamento confinante, devendo a saída ser efectuada em direcção ao largo do Emigrante, não sendo possível o acesso à rotunda do Estádio.
  • A avenida Bernardo Pimenta será encerrada entre as 7 e as 20 horas do dia seguinte, incluindo rotunda da Bola.
  • Será assegurado o acesso à rua do Estádio através da avenida Euro 2004/Ponte Euro 2004, sentido ascendente, com ligação à rua Bárbara Vaz Preto e avenida 25 de Abril.

Domingo, dia 16:

  • Será encerrada a avenida 22 de Maio a partir das 17:00 horas, faixa de rodagem sentido rotunda da Almuinha – rotunda Porta de Leiria.
  • Será encerrado o acesso à rotunda do Estádio, ficando apenas permitido até às 18:00 horas o acesso do trânsito proveniente da avenida 25 de Abril (sentido descendente) com acesso à rua Capitão Mouzinho de Albuquerque.
  • O trânsito proveniente da rua Pêro Alvito poderá também aceder à rua Capitão Mouzinho de Albuquerque até às 18:00 horas, ficando também assegurados os desvios alternativos pela Rua de Santiago com destino Rua Christiano Cruz e rua Mártires do Tarrafal.
  • A avenida Bernardo Pimenta manter-se-á encerrada até às 20:00 horas
  • Será assegurado o acesso à rua do Estádio através da avenida Euro 2004/Ponte Euro 2004, sentido ascendente, com ligação à rua Bárbara Vaz Preto e avenida 25 de Abril.

Leiria Sobre Rodas arrancou ontem com um novo formato

Nomes famosos do automobilismo, como Pierre Lartigue, Dani Sordo ou Pedro Matos Chaves serão os anfitriões da edição deste ano do Leiria Sobre Rodas (LSR).

A sétima edição, dedicada à mobilidade de outros tempos, actual e futura, começou ontem e estende-se até domingo, desta vez, num dos mais concorridos e frequentados espaços verdes da cidade de Leiria, o Jardim da Almuinha, mas com menos carros. Em vez dos costumeiros 500 carros, estarão presentes 130, “escolhidos a dedo”.

Não obstante, o evento, explica a organização, continuará a apostar na mostra de veículos clássicos e desportivos e em eventos destinados aos amantes do odor a gasolina e borracha queimada.

Entre as razões para uma visita, destaque para a presença do piloto oficial da Hyundai, Dani Sordo, campeão do Mundo de Ralis Júnior em 2005 e um dos participantes no Mundial de Ralis (WRC), onde conquistou três vitórias e 54 pódios, que participará ao volante de um Hyundai i20 R Rally2, na superespecial Leiria Rally 2 Gold Challenge, ao lado de Armindo Araújo, José Pedro Fontes e Pedro Meireles.

O antigo piloto de F1 Pedro Matos Chaves desenhou a pista que liga as duas rotundas da zona desportiva. O tetracampeão do Mundo de todo-o-terreno e triplo vencedor do Paris-Dakar, o francês Pierre Lartigue é outro dos convidados.

O LSR vai destacar igualmente o 50.º aniversário de várias viaturas, como o Renault 5, o Porsche RS em Portugal ou o Lotus Elan. Haverá ainda uma área dedicada aos micro-carros, bicicletas clássicas e motociclos, exibições de drift, track day, automobilia e passeios de Vespas, Mini Honda, Harley Davidson e clássicos.

O programa completo pode ser consultado no website do Leiria Sobre Rodas (clique aqui).

A organização sugere o uso de transportes públicos e a utilização de parques de estacionamento da cidade (ver aqui) para facilitar o acesso ao evento.