Viver
Congresso da Rede Cultura 2027 debate cultura nos média digitais
Ciclo de conversas pretende reflectir sobre as actuais problemáticas da cultura, os impactos e a recuperação da crise pandémica nas artes e na cultura
Terá lugar amanhã, em Alvaiázere, às 21 horas, a primeira sessão do Congresso às Quartas, do Congresso da Rede Cultura 2027 – O Futuro da Nossa Cidade.
Este ciclo de conversas, transmitido em streaming a partir de diferentes lugares do território da Rede Cultura 2027, “pretende reflectir sobre as actuais problemáticas da cultura, os impactos e a recuperação da crise pandémica nas artes e na cultura”, lê-se numa nota à imprensa divulgada pela Câmara de Leiria.
A sessão de amanhã será subordinada ao tema A Cultura nos Média Digitais. A crise incrementou e acelerou a oferta de conteúdos através dos média digitais, mas será que esta solução veio para ficar, ou é apenas transitória? Será que estes meios de apresentação condicionam a própria criação e transmissão cultural? Esta tendência estimula a curiosidade e a participação dos públicos? Estes são alguns dos temas a abordar nesta sessão do Congresso às Quartas.
Para reflectir sobre esta temática, estarão no Museu Municipal de Alvaiázere António Cardo (musicólogo), Paula Cunha (directora do Departamento de Planeamento Estratégico e Gestão Financeira da Sociedade Portuguesa de Autores) e Santos Carvalho (escultor), em conjunto com alguns agentes culturais do Município.
O público, em casa, pode acompanhar a sessão em directo através dos canais sociais da Rede Cultura 2027 e contribuir para a reflexão, no site da rede.
Este ciclo de conversas às quartas acontece em estreita articulação com a iniciativa online Próximo Passo, inspirada na plataforma Le Jour d’Après, promovida pelo Parlamento francês, nascida no Dia da Europa em colaboração com as Cátedras Unesco dos Institutos Politécnicos de Leiria e Tomar, parceiros da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Depois de Leiria, Batalha e Caldas da Rainha, o Congresso da Rede Cultura 2027, intitulado O Futuro da Nossa Cidade, “continua a sua caminhada pelo território, que totaliza quase 6.000 km2 de extensão e mais de 805 mil habitantes”.
“Um congresso em contínuo que pretende estudar, reflectir, visitar e valorizar as artes e a cultura dos 26 municípios que compõem a Rede Cultura 2027”.