Viver

Conheça o youtuber que vai à mesa

20 jul 2020 21:12

Formou-se em Bioquímica, trabalhou em Londres, viajou durante um ano pela Ásia e agora apresenta sugestões para comer fora em modo pé na estrada e fé na câmara do telemóvel

conheca-o-youtuber-que-vai-a-mesa
João Miguel Silva já passou, por exemplo, pela Tasca 7, Tasca do Rogério e Os Ferreiros
DR

Chama-se João Miguel Silva e é o autor de cinco vídeos publicados no You Tube durante as últimas semanas que mostram alguns dos mais afamados restaurantes da região (e não só).

No último, gravado na Tasca 7, no centro histórico de Leiria, com a Dona Estrela, participou também Débora Umbelino (Surma). E o formato com convidados do universo da música teve continuidade, num episódio em Lisboa, com David Santos (Noiserv).

No registo pé na estrada e fé na câmara do telemóvel, João Miguel Silva visitou a Tasca do Rogério nas Cortes, o Café Os Ferreiros, na Reixida, e a Tasca da Tinouca, Batalha, além da Tasca 7 e A Sala (em Lisboa), acumulando, até hoje, cerca de 23 mil visualizações.

A gastronomia, explica, é “uma paixão muito grande”, tal como as viagens.

Chegou recentemente de uma viagem de um ano na Ásia, ao longo de 10 países. Durante boa parte do trajecto, foi publicando pequenas fotografias e vídeos nas redes sociais, com comentários sobre a comida e a cultura. Por exemplo, no Camboja a saborear gafanhotos fritos. “Adoro comida e gosto sempre de experimentar as coisas mais estranhas”.

No Japão, última paragem, e depois de participar no programa de outro youtuber, resolveu ele próprio passar ao patamar seguinte. “Comecei a ir aos restaurantes e a fazer uma espécie de vlog [vídeo blog] de comida ao meu estilo”.

João Miguel Silva tem 30 anos e é natural do concelho da Batalha. Formou-se em Bioquímica, trabalhou um ano em Portugal na indústria, mas entre 2015 e 2019 esteve em Londres, empregado num departamento de microbiologia. “Quando percebi que tinha dinheiro suficiente para fazer o que sempre quis fazer, uma grande viagem, despedi-me”.

De regresso a Portugal, o novo projecto parece ser para durar: “Tenho convites agora de norte a sul do país para ir comer”.