Covid-19

Consulta de Psiquiatria pós-Covid no Centro Hospitalar de Leiria

14 jun 2021 13:00

Desde o dia 11 de Junho que é feito o seguimento a doentes Covid-19, após alta médica

consulta-de-psiquiatria-pos-covid-no-centro-hospitalar-de-leiria
Patologia mental pós-Covid pode manter-se, ou surgir, após vários meses
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) iniciou no dia 11 de Junho uma consulta de Psiquiatria de seguimento a doentes internados por Covid-19, seguidos em consultas pós-infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Segundo o CHL, a nova consulta semanal "permite a avaliação diagnóstica e respetivo tratamento de doentes que tiveram alta de internamento por Covid-19, e em que se suspeite de eventual patologia psiquiátrica decorrente".

De acordo com a mesma fonte, além das complicações respiratórias, trombóticas, neurológicas e outras, que a Covid-19 provoca, verifica-se também o desenvolvimento de patologia mental causadora de disfunção, perda de autonomia e sofrimento psíquico significativo.

A patologia mental pós-Covid pode manter-se, ou surgir, após vários meses.

"Tendo o Serviço de Medicina Interna organizado uma resposta de seguimento aos doentes Covid-19 internados no Serviço, rapidamente se aperceberam das importantes complicações psiquiátricas presentes numa percentagem significativa desses doentes, o que desafiou o nosso serviço a estruturar a melhor intervenção junto desta população", explica Cláudio Laureano, director do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL.

"Dado o impacto negativo da doença Covid-19 na saúde mental dos doentes, é importante um rastreio para identificar doentes acometidos por doença mental pós-Covid e a adequada intervenção e seguimento da área da Psiquiatria e Saúde Mental."