Sociedade

Consumidores ganham acesso a apoio gratuito em Leiria

18 mar 2023 10:28

Protocolo entre a Câmara Municipal de Leiria e a Direcção-Geral do Consumidor garante abertura de novo centro de informação ao consumidor

consumidores-ganham-acesso-a-apoio-gratuito-em-leiria
CIAC é um serviço público direccionado para as cadeias de consumo
Ricardo Graça/Arquivo

Vai ser criada uma estrutura de atendimento e apoio ao consumidor do concelho de Leiria, de acesso gratuito.

No âmbito de um protocolo assinado na sexta-feira, 17 de Março, com a Direcção-Geral do Consumidor, o Município de Leiria vai receber um Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC).

“Num tempo em que informação é sinónimo de poder, acredito que este Centro, pela natureza da sua missão e maior proximidade, vai contribuir para um maior equilíbrio nas relações de consumo”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, citado numa nota enviada à comunicação social.

O CIAC é uma estrutura de atendimento e apoio ao consumidor que visa reforçar os mecanismos de defesa nas cadeias de consumo.

Dentro da missão do CIAC, sobressai a existência de uma rede de aconselhamento para consumidores endividados e a disponibilização de apoio na intermediação de conflitos de consumo.

Em Leiria, a directora-geral da Direcção-Geral do Consumidor, Ana Catarina Fonseca, sublinhou o papel que os Municípios podem desempenhar na defesa dos consumidores, fortalecendo o sentido de cidadania da população.

A DGC é um serviço público da administração central, que tem por missão contribuir para a elaboração, definição e execução da política de defesa do consumidor com o objetivo de assegurar um nível elevado de protecção.