Sociedade
Conversas Informais com motards já chegaram a 2.000 alunos
Iniciativa do Motoclube Lobos Lusitanos e do Município de Alcobaça desconstrói e aprofunda temas com os adolescentes
Numa turma do 10.º ano, da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, alunos de 15 e 16 anos assumem a sua dificuldade em dialogar com os pais. “Tenho medo de os desapontar”, confessa uma das raparigas. “Eu tenho abertura, mas tenho respeito e sei o limite”, partilha outra jovem.
A conversa flui e já os adolescentes confessam outros receios e angústias, num estilo pouco habitual no contexto de sala de aula. E a responsabilidade é dos Lobos Lusitanos, grupo de motoqueiros que, sem pretensões e derrubando estereótipos, fazem emergir temas, sobre os quais dão conselhos baseados na sua experiência e trajecto pessoal.
As Conversas Informais nasceram em Março de 2018, resultado de uma parceria entre o Motoclube Lobos Lusitanos e o Município de Alcobaça. Ao cabo de seis anos – com interregno de dois, devido à pandemia – este projecto, pioneiro no País, chega agora aos dois mil alunos.
O projecto tem levado o grupo de motoqueiros a várias escolas de Alcobaça, e também de Caldas da Rainha, para, junto de jovens do 9.º ao 12.º ano, ajudar a “desmistificar, desconstruir e aprofundar” temas sobre os quais, nestas idades,
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.