Sociedade
Cordão humano e manifestação contra “atrocidades” provocadas pelos fogos
Diversas acções estão agendadas para a região este sábado, contra os incêndios e em defesa da floresta
Portugal contra os incêndios é o nome de uma manifestação que no próximo sábado se fará sentir em vários pontos do País. Em Leiria, está agendada entre as 16 e as 19 horas na Praça Rodrigues Lobo. Também terá lugar em Lisboa e no Porto.
Pode consultar a página do evento em Leiria aqui:
https://www.facebook.com/events/1951098121770405/?active_tab=about
“Basta! Está na altura de os portugueses se unirem e exigirem ao Estado aquilo que promete fazer por nós! Que nos proteja”, lê-se na página de facebook da iniciativa. “De luto e em silêncio: por todas as vítimas, por todas as casas destruídas, por todas as árvores ardidas”.
Também no sábado, entre as 15 e as 18 horas, na ciclovia da Estrada Atlântica (não está especificado em que zona), está prevista a realização de um cordão humano, como “forma de protesto por todas as atrocidades que este ano os incêndios provocaram no nosso País”, lê-se na página do facebook da iniciativa, onde se acrescenta que “o Estado tem de encontrar os responsáveis e puni-los”.
Página do evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/1921867254744344/?active_tab=about
Um outro grupo de cidadãos está a programar também para sábado, em todo o País, uma concentração junto aos quartéis de bombeiros. O objectivo é que os portugueses “se unam numa homenagem às vítimas e num agradecimento e reconhecimento para com o trabalho que os bombeiros tiveram no fatídico ano de 2017”.
A concentração está marcada para as 11:45, hora a que os manifestantes farão três minutos de silêncio para homenagear todas as vítimas, uma contagem decrescente com o grito 'Obrigado' e uma salva de palmas, lê-se na página de facebook da iniciativa.